quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cosmética / A Minha Rotina de Limpeza Facial.

Tentarei com que este post seja uma espécie de dica informativa para que as pessoas que não estão muito familiarizadas com esta rotina tenham algo por onde se guiar. Sei que até é mais ou menos comum este tipo de posts, por isso penso que não vão ler nada de novo. Tentarei, também, dar dicas para o meu público masculino! ;)

Antes de mais, saliento que esta rotina, principalmente a da noite, deve ser seguida mesmo que não nos maquilhemos, à excepção do desmaquilhante, claro. É mesmo muito importante limpar profundamente a pele, pois esta está um dia inteiro em contacto com as impurezas que pairam no ar, principalmente quem habita em zonas mais poluídas.

De manhã:
Após tomar banho, com os poros quentinhos, devem passar o vosso produto de limpeza e deixá-lo repousar um pouco (podem aproveitar esse tempo para limpar melhor o cabelo ou assim) e a seguir retirem-no com água fria. O produto actua melhor se for aplicado depois do banho, pois o vapor quente dilata os poros, fazendo com que o gel limpe com maior profundidade. Em seguida, embebedam um disco de algodão com tónico e limpem todo o vosso rosto e pescoço. Por fim, apliquem um creme hidratante nas mesmas zonas do corpo (rosto e pescoço) com movimentos verticais, de baixo para cima, de modo a contrariar a gravidade. Para os homens, aconselho a mesma rotina matinal com o acrescento da parte da barba. Nos dias em que precisem de fazer a barba, acho que a devem fazer antes do tónico (claro que o vosso tónico teria que ser um rico em aloé vera ou outros compostos calmantes e não irritativos).
Antes de deitar:
Desmaquilhem os vossos olhos e/ou rosto com produtos adequados para a função e para o vosso tipo de pele. Em seguida, repitam os passos que fizeram de manhã (limpar, tonificar e hidratar). O hidratante nocturno deve ser mais gorduroso e nutritivo que o diurno. Se tiverem um sérum, apliquem-no antes do hidratante. Eu utilizo, também, tanto de manhã como à noite, se bem que o da noite é mais forte que o de manhã, um produto para secar as borbulhas. Para os homens, a rotina é apenas os três passos: limpar, tonificar e hidratar.
Uma ou duas vezes por semana, devem esfoliar e/ou fazer uma máscara facial. Esqueci-me de referir, mas ambos os sexos devem possuir um creme para os olhos, pois a pele nessa área é muito mais fina e sensível do que a pele da cara e, por isso, os cremes hidratantes normais são muito pesados para os olhinhos! Se tiverem necessidade, podem aplicar um produto para prevenir as olheiras após hidratarem essa zona. Não se esqueçam que todos os produtos utilizados devem ser específicos para o vosso tipo de pele e que quem tem uma pele mista, isto é, tanto tem áreas mais secas como outras oleosas, pode aplicar cremes para peles normais à noite, por exemplo.

Se quiserem saber o que eu utilizo digam que eu mostro-vos noutro post. Meninos, se me estiverem a ler, está na altura de deixarem de ser preguiçosos e de cuidarem um pouco mais de vocês! :)

3 comentários:

  1. LoL isso parece-me ser muito trabalhoso. Não tenho paciência para seguir esse ritual hehe mas lavo a cara varias vezes ao dia com um um sabão especial e por vezes, em hidrato algumas zonas da cara... só as vezes.

    mas obrigado pela preocupação pelo publico masculino, já estava na altura xD

    ResponderEliminar
  2. Olá Andy, faz lá um post com as coisinhas que utilizas sff ;) Também tenho o meu ritual de limpeza diário com produtos de eleição fixos mas nunca é demais ter conhecimento de mais alguns ;)
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. F G, pode ser trabalhoso no início mas depois habituaste ;) E pensa que é um pequeno investimento para no futuro possuíres uma pele mais saudável e radiante! ;)

    Closet & Beauty, entretanto já fiz o post que pediste. Podes consultá-lo aqui: http://be--fashion.blogspot.com/2011/10/cara-e-corpo-os-meus-produtos-de.html

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube